Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

Em espírito de encontro

O Papa Francisco publicou a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 23 de Janeiro de 2015, vigília litúrgica de São Francisco de Sales, com o título “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Tínhamos feito já alusão a esta mensagem, neste espaço, mas importa voltar ao tema, pois tem cada vez mais importância. Não vou enveredar pela perspectiva da pastoral da família e da vida, aliás, de inegável actualidade e importância, mas na óptica que a pastoral da comunicação apresenta. É neste campo que nos situamos, num compromisso evangelizador, como partilha e intercâmbio das rádios e Igrejas lusófonas. Vale a pena sublinhar, na mensagem pontifícia, a chamada de atenção que nos é dirigida: “o desafio que hoje se nos apresenta, é aprender de novo a narrar, não nos limitando a produzir e consumir informação, embora esta seja a direcção para a qual nos impelem os potentes e preciosos meios da comunicação contemporânea”, lembra Sua Santidade, acentuando que “a própria família não é um objecto acerca do qual se comunicam opiniões, nem um terreno onde se combatem batalhas ideológicas, mas um ambiente onde se aprende a comunicar na proximidade e um sujeito que comunica, uma «comunidade comunicadora» (Papa Francisco).
Sublinhando a importância fundamental deste «ambiente» que a mensagem papal sugere, teremos que contribuir, para crescer no espírito duma verdadeira comunicação. Dando expressão à mensagem pontifícia, sublinharei algumas informações, que o assinalam.
Assim, no espírito de partilha, o programa semanal de rádio “Por mares nunca dantes navegados”, põe em ligação os povos e as comunidades lusófonas, com certeza, contribuindo para um maior espírito de família, de âmbito alargado. Para além do meu contributo pessoal, e da partilha que vem regularmente do Brasil, eu sugeri que no final do programa, a emitir nas rádios aderentes, pudesse haver um contributo local, nas línguas maternas ou dialecto da cultura de cada região ou país.
É muito interessante a informação que a Agência Ecclesia publicou, com o título “Ministro da Cultura» do Vaticano sublinha papel da Lusofonia na Igreja Católica”, e comenta a informação da criação de 20 novos cardeais, entre os quais três lusófonos. Assim, a notícia dá conta que “o cardeal Gianfranco Ravasi, elogiou o papel da Lusofonia na vida da Igreja, reconhecendo a importância de Portugal na difusão da mensagem católica”, diz a Agência Ecclesia. Mas a sua afirmação não deixa dúvidas: “Sempre admirei a cultura portuguesa, porque tinha a capacidade do gérmen, da semente, de conseguir fundir-se em contextos muito diversos, através da sua própria língua, da sua própria cultura, absorvendo também elementos indígenas”, disse o cardeal italiano à Agência ECCLESIA.
Assim, entre os novos cardeais, estão três lusófonos: D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa; o primeiro cardeal cabo-verdiano da história, D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago; D. Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai (Moçambique). De destacar que, dos actuais 227 cardeais (125 eleitores), treze são lusófonos, oriundos do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. “A área lusófona apresenta os dois rostos da Igreja: o rosto antigo, europeu, e o rosto novo, que foi gerado, mas agora é independente”, afirma D. Gianfranco Ravasi.
Com inúmeras limitações, a VOX persiste em dar o seu contributo para a lusofonia, o intercâmbio e a partilha, em verdadeiro espírito de família, ao serviço do Evangelho. Valorizando a língua, enriquecendo a cultura, estreitando os laços eclesiais, e aceitando a continuidade do desafio da nova evangelização.
p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2014-10-24 10:30:04

A família VOX

 

2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

 

2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.