Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2014-10-24 10:30:04

A família VOX

"Como é belo viver em harmonia"

Lançámo-nos na aventura duma caminhada, já há alguns anos, motivados pelo desafio evangelizador, pelo espírito da missão, pelo encontro de culturas, pela comunhão de Igrejas, de que resultaram muitos frutos. Somos rádios e associações dos países lusófonos, constituímo-nos em pessoa colectiva, temos realizado encontros, fizemos partilha, praticamos a solidariedade, estabelecemos laços de comunhão,… vivemos o espírito de família. Poderíamos ter ido muito mais longe, mas contamos também com inúmeras limitações, que não nos inibem, mas levam a tentar descobrir outras facetas para valorizar a experiência de nos lançarmos mar adentro, à voz do Mestre, na barca da Igreja, levando a Boa Notícia, através dos meios radiofónicos. Os últimos tempos têm sido condicionados por ventos contrários, mas a determinação é firme, na procura de novas soluções. Estamos convictos de que as encontraremos. O importante é manter o espírito de família.
O Papa Francisco convidou, na mensagem de 2014 para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a viver o encontro, e agora, a 29 de Setembro, dia de S. Gabriel, padroeiro das comunicações, apresentou o tema para viver a comunicação em 2015, continuando a propor a família, no espírito sinodal. A 24 de Janeiro, dia de S. Francisco de Sales, conheceremos na íntegra essa mensagem. Entretanto, vamos fazendo caminho, juntos e de mãos dadas, para dar consistência ao dinamismo de entreajuda e de prosseguimento de novas vias, de Igrejas em comunicação.
“COMUNICAR A FAMÍLIA: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”

É este o tema que nos propõe o Papa. A Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos deu o mote, que terá continuidade em Outubro do próximo ano. A família é o lugar de encontro e de realização. É a fonte, onde importa mergulhar e aprofundar. Havemos de ser audazes para descobrir a sua beleza e aprofundar o dom. Assim o propõem inúmeros contributos da humanidade e da Igreja, como foi recordado na breve apresentação do tema:
“As relações entre os membros da comunidade familiar são inspiradas e guiadas pela lei da «gratuidade» que, respeitando e favorecendo em todos e em cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, solidariedade profunda”. (João Paulo II, Familiaris Consortio, N. 43).
O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais sublinha a sua importância. Assim se expressou: “A Igreja hoje deve novamente aprender a dizer o quanto a família seja um grande dom, bom e belo. É chamada a encontrar o modo para expressar que a gratuidade do amor, que se oferece aos esposos, aproxima todos os homens a Deus e esta é uma tarefa magnífica. Por quê? Porque direcciona o olhar a verdadeira realidade do homem e abre as portas para o futuro, a vida”.
Cabe-nos valorizar a vivência familiar, como núcleo sagrado e indispensável da vida, mas também lugar de encontro e de partilha, que conduz a uma experiência com horizontes alargados, para expressar o que de mais belo existe na inteira família humana. Na gratuidade do amor. A VOX tem, como objecto principal, “a promoção dos valores e princípios do humanismo cristão através do intercâmbio cultural, de conhecimentos e experiências entre rádios e associações de rádios de inspiração cristã dos países e comunidades de expressão portuguesa, tendo em vista o progresso, o bem-estar e a comunhão entre esses mesmos povos e comunidades”. Encontrou, por isso, uma forma bem clara de expressar a gratuidade do amor. O diálogo, o encontro, a entreajuda, bem como a promoção e a defesa dos direitos da pessoa humana, que os seus estatutos assinalam, constituem um espaço privilegiado para a sua acção.
Vamos, pois, “comunicar a família”, e aprofundar o dinamismo que a vivência do seu espírito impõe. Para o bem da comunhão entre os Povos.
p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

 

2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

 

2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.