Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

Diálogo e encontro para melhor comunicação

Como é habitual, o Santo Padre publicou a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014. Se fez do convite a "sair" da igreja e ir à periferia um apelo constante, naturalmente a mensagem deste ano deixa um apelo à comunicação que possa realizar um verdadeiro encontro, tornando-nos mais próximos e interdependentes. Assim se deve lutar contra as inúmeras formas de marginalização e de exclusão. Os meios de comunicação social deverão proporcionar o encontro e a solidariedade, como dom de Deus, ajudando a crescer e a progredir, de modo a que "estejamos dispostos a não só a dar, mas também a receber dos outros", como afirma o Papa.
Refere o Papa Francisco de que a velocidade da informação, a variedade das opiniões e o ambiente da comunicação podem "ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos". Com o perigo de isolamento, apesar de poder haver maior proximidade, quem "não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído", diz a mensagem. Porque a comunicação permite avanços, há-de proporcionar crescimento na compreensão e aceitação da diferença dos outros, pois "então aprenderemos a ver o mundo com olhos diferentes e a apreciar a experiência humana tal como se manifesta nas várias culturas e tradições", afirma Sua Santidade. Deste modo, podemos perceber melhor os valores do cristianismo, como "a visão do ser humano como pessoa, o matrimónio e a família, a distinção entre esfera religiosa e esfera política, os princípios de solidariedade, entre outros", diz ainda.
Como realizar então a cultura do encontro, como pessoas? O Papa responde com a parábola do bom samaritano, "que é também parábola do comunicador", explicitando que "o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao longo da estrada". Lembra, contudo, que "Jesus inverte a perspectiva", não apenas reconhecendo o próximo, mas dando-me a capacidade de me fazer "semelhante ao outro". Assim se deve usar o poder que a comunicação possui. Além disso, devemos estar atentos a evitar a capacidade de manipulação e de indução ao consumismo. Deste modo, os meios de comunicação social hão-de proporcionar "encontro verdadeiro", com "solicitude pela humanidade", em que "a rede digital pode ser um lugar rico de humanidade", afirma também o Papa Francisco.
Volta a insistir na necessidade de ir ás periferias, em que a abertura das potas da igreja permitem sir , e entrar, e "para que o Evangelho possa cruzar o limiar do templo e sair ao encontro de todos", diz a mensagem. Respondendo à dinâmica da missão, para descobrir a beleza da fé e do encontro em Cristo, a Igreja pratica deste modo a nova evangelização. Com um testemunho coerente, oferecendo a Boa Nova de Cristo morto e ressuscitado, a igreja deve também acolher o que de bom o outro pode ter.
Por última, o Papa desafia a Igreja a esta presença comprometida no mundo da comunicação, com o espírito da parábola do bom samaritano! Não tenhamos medo de seguir este desafio!

p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

 

2014-10-24 10:30:04

A família VOX

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

 

2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.