Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

Alargar os horizontes da evangelização

Redes Sociais: portais de verdade e de fé!

Vem aí o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano reflectindo a importância das redes sociais, como uma nova agora que está a aparecer. Já não é apenas um mundo virtual, reflecte o Papa, pois “as pessoas envolvem-se nelas, para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões… e partilhar competências e conhecimentos”. É por isso mais um desafio à comunicação, a par de outros meios, a exigir a “plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove”, refere a mensagem. Assim vai “permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos”, afirma ainda.
Esta utilização torna-se um imperativo, pois “é natural que a pessoa que possui a fé deseje, com respeito e tacto, partilhá-la com aqueles que encontra no ambiente digital”, diz o Bento XVI. Mas as redes sociais são ainda “um factor de desenvolvimento humano”, reforçando “o sentido da sua unidade efectiva com a comunidade universal dos fiéis”, assim prossegue, num espírito de partilha, intercâmbio e entreajuda. Possibilitando o convite à oração e celebração, pode unir a expressão da fé ao testemunho evangélico, divulgando “o amor de Deus até aos confins da terra”.

Contudo, é importante despertar para uma verdadeira pastoral de comunicação. Para isso foi criada, em Coimbra, a Associação Communio et Progressio, que deve implementar um verdadeiro compromisso evangelizador, através dos meios de comunicação social. Apesar de tudo, é interessante a valorização da internet, levando à partilha e intercâmbio radiofónico. A limitação de meios dá lugar à criatividade pastoral, explorando a potencialidades técnicas actuais. Em Santiago da Guarda, Ansião, a missão evangelizadora faz viver o espirito de comunhão eclesial.Por isso, aqui se realiza e emite o programa semanal “Por mares nunca dantes navegados”, em parceria com a VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa, de conteúdo kerigmático, que é igualmente difundido nas rádios católicas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique (duas rádios), Brasil (São Paulo – duas rádios) e Voz dos Açores (EUA). O importante é não colocar barreiras ao Evangelho, e continuar a pregar sobre os telhados!
O desafio a que nos lança o Papa não permite cruzar os braços, mas ir mais longe. Duma forma humanizante, e procurando utilizar os media, devemos entrar nas novas redes sociais, para “ser verdadeiramente testemunhas e arautos do Evangelho”, pois, afirma Bento XVI na sua mensagem, “se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial.” E tal inércia é culpável, como lembra a Evangelii Nuntiandi. Que sejamos apóstolos do séc. XXI!
p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

 

2014-10-24 10:30:04

A família VOX

 

2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.