Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2012-08-16 23:17:13

Por Mares Nunca Dantes Navegados

Alguns dinamizadores da VOX

O Santo Padre Bento XVI convidou-nos este ano a reflectir a relação entre Silêncio e Palavra, no ecossistema da comunicação. O equilíbrio é necessário, porque se trata de verdadeira evangelização, e se a palavra pode ser inoportuna, importa fazer silêncio, porque só assim Deus pode falar, e Ele é o verdadeiro comunicador, sob o dinamismo do Espírito Santo. Este tema vai ser aprofundado nas jornadas da comunicação social, patrocinadas em Portugal pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, na perspectiva dos silêncios e dos silenciamentos. Já anteriormente fizemos uma breve reflexão sobre esta temática, neste site, e por isso não iremos agora continuar a repetir. Apenas importa fazer este sublinhado, porque também a própria actividade da VOX, e das suas rádios associadas nos vários Continentes, têm feito algum silêncio. Com certeza que todos concluiremos que não trata de vazio, ausência ou falta de vida. Importa, isso sim, perceber que o Mestre manda lançar as redes para o outro lado. E é à Palavra do Senhor que queremos continuar a obedecer. Mais ainda: Ele manda lançar-nos mar adentro, ao largo, na dinâmica da nova evangelização. Outros caminhos havemos de encontrar, e novas formas de dinamizar o nosso espírito associativo.
O facto de fazermos algum silêncio, permitiu sobretudo avançar noutro rumo, igualmente de partilha e solidariedade, característica da VOX, com novos intervenientes. Quando no passado o mar permitiu o encontro de Povos e Culturas, hoje unimo-nos não através das caravelas, mas por novos meios tecnológicos, com o areópago dos tempos modernos, e recebemos o influxo surgido no Mar da Galileia, que aproxima o Índico, o Atlântico e o Pacífico... É o programa Por Mares Nunca Dantes Navegados. A rede desta experiência de anúncio kerigmático entrelaça as Rádios Vida Nova (Ansião - Portugal), Nova (Cabo Verde), Sol Mansi (Guiné Bissau), Jubilar (S. Tomé e Príncipe), Maria/Moçambique e Watana (Nacala - Moçambique), Boa Nova de Pedreira e Ideal (SP - Brasil), Voz dos Açores (Califórnia)e RTArtesia (Los Angeles), R. Portugal/USA. Numa produção da Vida Nova, em parceria com a VOX, conta com a montagem de Marta Santos, a reflexão que faço do evangelho dominical, e a participação especial de Solange Pedroso (Brasil). Já no início do novo milénio, o Santo padre João Paulo II nos tinha lançado este desafio: "Duc in altum! Estas palavras ressoam hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente, abrir-se com confiança ao futuro: « Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre » - Heb 13, 8"(NMI, 1).
É o desafio da nova evangelização! Por isso, a Igreja vai consagrar-lhe o próximo Sínodo dos Bispos. Que saibamos ser corajosos e coerentes, no ardor, nos métodos e nos conteúdos, procurando corresponder às exigências e condições do nosso tempo. E as portas da fé abrem-se de novo, quando um ano é consagrado, para que o encontro com Jesus Cristo seja fecundo em vida nova e experiência de plenitude, nos caminhos do Reino, que a humanidade é chamada a percorrer. Não de costas voltadas para Deus, mas na perfeita realização da sua identidade, na fidelidade às suas raízes, e na harmoniosa realização do plano de salvação.
É este o kairos que o Senhor nos oferece. Que saibamos estar no nosso lugar, exercer o nosso papel, usar os nossos meios, para conduzir todas as coisas para Cristo. Podeis contar comigo: "Ai de mim se não evangelizar" (2 Cor 9, 16).
p. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2016-03-10 23:34:31

Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada!

 

2015-02-12 18:36:18

Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família

 

2014-10-24 10:30:04

A família VOX

 

2014-03-05 12:04:54

Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro!

 

2014-01-15 00:18:28

Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial

 

2013-01-25 22:37:02

Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2012-02-14 23:16:04

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

2011-05-29 19:45:29

Rádios católicas lusófonas rejubilam pela eleição de D. João Carlos como bispo auxiliar do Maputo

 

2011-04-14 16:05:59

O Director da Rádio Ecclesia viveu a sua Páscoa

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.