Últimas:   Rádio Ecclesia, em Angola, continua limitada! ...............        Últimas:   Vamos continuar a corresponder ao desafio, em espírito de família ...............        Últimas:   A família VOX ...............        Últimas:   Sejamos firmes e fiéis na cultura do encontro! ...............        Últimas:   Vem aí nova mensagem para o Dia Mundial ...............        Últimas:   Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização ...............        Últimas:   Por Mares Nunca Dantes Navegados ...............        Últimas:   Silêncio e palavra: caminho de evangelização ...............       

 

 

  

 

    A VOX
    Apresentação
    Estatutos VOX
    Corpos Sociais
    ÁREA PRIVADA
    Inscreva-se na VOX
    Sede

 

    Notícias VOX
    Últimas
    Encontros
    Prémios
    Comunicações

 

    Notícias Associadas
    Europa
    Amércia do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania

 

    Ligações
    Ligações Úteis

 

      Contactos

 

   Tel: +351 218873723

   Telm: +351 960089158

   Fax: +351 218873723

   E-mail: geral@vox-radios.pt

   E-mail Presidente:

   presidente@vox-radios.pt

 


    Rádio Renascença

 

 

 

 Notícia


2009-11-11 12:31:39

Vida Nova FM coopera com África
Realizou-se em Roma, terminando a 29 de Outubro, a Assembleia Plenária do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais. Na sessão de encerramento, Bento XVI dirigiu-se aos participantes, entre os quais tomou parte o Cón. António Rego, falando de “verdadeira revolução” no âmbito das comunicações sociais, com as novas tecnologias ao serviço do Evangelho, o que constitui um grande desafio à Igreja. O Papa afirmou que “as mudanças sociais dos últimos 20 anos continuam a solicitar uma análise atenta sobre a presença e a acção da Igreja” no campo mediático, referiu. Entre outras importantes reflexões, o Santo Padre afirmou que “a cultura moderna, com efeito, brota – mesmo antes dos conteúdos – da própria existência de novos modos de comunicar que utilizam linguagens novas, servindo-se de novas técnicas e criando novas relações psicológicas”, observou.


A propósito dos desafios que nos lança Bento XVI, somos convidados a perceber a sua incidência nas iniciativas que vamos procurando levar por diante. Não esquecemos que a Diocese de Coimbra, na aplicação do seu plano pastoral, nos convida a responder ao convite de Jesus Cristo: Ide por todo o mundo e fazei discípulos! Entre outros sectores, deve procurar responder também a comunicação social. Para além de algumas iniciativas vindas a público ultimamente, outras virão a seu tempo. Contudo, julgo oportuno partilhar uma experiência, que utiliza os modernos meios de comunicação, nomeadamente a internet.
O início de Novembro assinala uma nova fase de actividade da rádio local de Ansião, que extravasa o horizonte da sua (e)missão, na região centro do País, para poder estender à África Lusófona um programa que passa em antena três vezes por semana. Trata-se do “Você pode ser feliz”, com a responsabilidade de produção e apresentação da cooperadora brasileira Solange. Inicialmente o programa surgiu na Vida Nova FM, com a responsabilidade do P. Laudo, num formato com cerca de hora e meia. Ele foi agora repensado para uma duração de 50 minutos, de modo a ser mais acessível às rádios africanas, assinalado com uma dimensão kerigmática, prosseguindo a evangelização de primeiro anúncio.
Vão emitir o programa as Rádios Sol Mansi, da Guiné-Bissau, Nova, de Cabo Verde, Jubilar, de São Tomé e Príncipe, e Ecclesia, de Angola. É um programa da Vida Nova FM, em parceria com a VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa, naturalmente com enorme divulgação, devido ao impacto das rádios aderentes. Estamos em crer que, após os ecos desta experiência inovadora e interpelativa, outras rádios irão aderir, mesmo noutros Continentes.
De sublinhar que, após a celebração do Dia Mundial das Missões, na audiência geral de 21 de Outubro passado, Bento XVI convidou a “reflectir mais intensamente sobre o compromisso missionário da Igreja e de cada um dos seus membros”. E prosseguiu: “O mês de Outubro incita-nos a renovar a nossa cooperação activa na missão da Igreja. Com as energias frescas da juventude, com a força da oração e do sacrifício…”, afirmou o Papa. Em conclusão, pediu aos fiéis “apoio concreto a quantos sofrem, dedicando a sua existência à evangelização dos povos”, referiu. Inquestionavelmente que este é mais um projecto missionário e evangelizador, com cooperação e partilha eclesial. Por último, reportando-nos ao Sínodo dos Bispos sobre África, recentemente terminado em Roma, nas suas proposições finais, lembra a importância da comunicação, para que “a Igreja esteja mais presente nos media”. Nada mais a propósito! E que os meios de comunicação social de inspiração cristã se sintam mais Igreja. A Vida Nova FM e a VOX dizem: presente!
P. Armando Duarte

 

 Útimas notícias do tema

 

2012-02-15 12:04:05

Vem aí o Ano da Fé e o Sínodo sobre a nova evangelização

 

2010-03-03 13:02:58

Oração pelas comunicações sociais e pelos comunicadores

 

2007-10-10 15:04:00

IV Encontro Mundial das Rádios - Seminário Formativo

 

2007-06-06 15:39:14

Angola; foram criadas duas Dioceses. Antigo director da Rádio Ecclesia é um dos novos Bispos

 

2006-11-20 17:11:17

A vitalidade da Igreja Lusófona

 

2006-11-20 17:03:21

Bento XVI dirige-se ao VII Encontro das Igrejas Lusófonas

 

2006-05-06 17:12:12

Nova Rádio Católica em Timor

 

2006-03-03 13:55:16

Bento XVI em visita á Rádio Vaticano, voz da Santa Sé e do Senhor"

 

2006-03-01 15:39:36

Bento XVI vai visitar a Rádio Vaticano

 

2006-02-23 17:47:00

Rádio Vaticano vai emitir em árabe

 


VOX 2005 - Email: geral@vox-radios.pt

Webmaster

 

    Rádios Associadas
    Europa
    América do Norte
    América do Sul
    África
    Ásia
    Oceania
 
    Associadas

Em Processo de Adesão:

 

Rádio Timor Kamanek

Timor  Leste

 

 
    ARIC

 © 2017 VOX Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Todos os direitos reservados.